VALENDO... COMEÇOU O JAMBOREE!!
- Pauta Escoteira

- 12 de jan. de 2015
- 3 min de leitura

O campo de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, ganhou um brilho especial no último domingo. Começou a festa escoteira mais aguardada dos últimos anos, reunindo jovens de 23 estados brasileiros e ainda representantes do Chile, dos Estados Unidos e de Portugal. O VI Jamboree Nacional Escoteiro abriu suas portas com uma cerimônia vibrante, cheia de emoção, simbolismo e a energia contagiante que só o Escotismo é capaz de reunir.
Logo na abertura, a presença ilustre do Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Julianne Farias, deu o tom de importância que o evento conquistou. O casal não apenas acompanhou a cerimônia, como também foi nomeado Presidente e Vice-Presidente de Honra da Região Escoteira do Rio Grande do Norte. Em um momento carregado de emoção, ambos realizaram sua Promessa Escoteira diante de milhares de vozes que, em uníssono, entoaram o compromisso que une jovens e adultos em todo o mundo. Para completar, revelaram o desejo de ver a filha também como parte desse grande movimento, reforçando a ideia de que o Escotismo é, de fato, uma família.
Com o tema “O mundo que queremos”, o Jamboree trouxe uma reflexão que dialoga diretamente com os tempos atuais. A proposta é simples e, ao mesmo tempo, grandiosa: pensar em um mundo mais justo, sem fronteiras que nos separem, onde a cidadania, o respeito e a liberdade sejam valores praticados no dia a dia. A mensagem foi clara desde o primeiro instante. Essa não é apenas uma semana de atividades, mas um convite para viver intensamente, aprender, se aventurar e, principalmente, criar laços que vão além do campo de Parnamirim.
E se alguém ainda tinha dúvida sobre a proposta, a energia dos participantes tratou de mostrar que o espírito do Jamboree está mais vivo do que nunca. “Vamos nos jogar nessa semana, aproveitando tudo que ela pode nos oferecer. Então cante, dance, pule, troque, faça amigos... Enfim, se jogue, porque momentos como este são únicos!”, dizia a mensagem que ecoava entre os jovens, servindo como combustível para transformar cada minuto em uma experiência inesquecível.
O clima de festa começou cedo, mas foi no fim da tarde de domingo que o campo se transformou em um verdadeiro mar de bandeiras e cores. A partir das 18h, grupos de todas as partes começaram a se reunir diante do palco. Bandeiras, faixas, totens, forquilhas e bastões se misturavam às expressões de alegria, expectativa e vontade de viver intensamente o primeiro grande encontro do evento.
A cerimônia de abertura trouxe momentos marcantes. O presidente do Comitê Internacional do Movimento Escoteiro, o português João Armando Gonçalves, enviou uma mensagem calorosa, desejando um excelente Jamboree a todos. Logo em seguida, um vídeo emocionante fez a plateia viajar no tempo, relembrando as cinco edições anteriores do evento nacional. A cada cena projetada, era possível ouvir os gritos, palmas e risadas dos que já tinham participado de outras edições, agora misturados com a curiosidade dos novatos.
A apresentação dos contingentes brasileiros foi outro ponto alto. Estados como São Paulo, que trouxe o maior grupo com mais de mil participantes, arrancaram aplausos. O Rio Grande do Sul, com mais de 500 jovens animados, mostrou que sabe fazer festa, conquistando sorrisos e gritos de apoio. E não ficaram de fora os representantes internacionais, que reforçaram a ideia de que o Escotismo não conhece fronteiras.
Os discursos também tiveram espaço na noite. O Diretor Presidente da Região do RN, Chefe Ivan Nascimento, deu as boas-vindas em um tom de acolhimento e orgulho, seguido pelo Presidente dos Escoteiros do Brasil, Chefe Marco Aurélio Romeu Fernandes, que destacou a importância do evento para o fortalecimento do movimento no país. Em seguida, um vídeo sobre a cidade de Parnamirim trouxe um toque histórico, lembrando o papel estratégico do município na Segunda Guerra Mundial, quando ficou conhecido como “Trampolim da Vitória”.
Mas a noite reservava ainda mais surpresas. O ápice da cerimônia veio quando um pequeno avião aterrissou simbolicamente no palco, arrancando gritos de surpresa e aplausos da multidão. Foi o sinal de que o VI Jamboree Nacional estava oficialmente aberto. O céu se iluminou com um espetáculo de fogos de artifício, enquanto a música-tema do evento ecoava e os primeiros passos de forró pé de serra tomavam conta do espaço. Jovens e adultos se misturaram na dança, celebrando a união, a alegria e a diversidade que marcam o Escotismo.
Assim, o Jamboree começou do jeito que deveria: vibrante, acolhedor e cheio de significado. Cada detalhe da cerimônia de abertura mostrou que esta semana será muito mais do que um encontro de escoteiros. Será uma oportunidade de viver intensamente a fraternidade mundial, transformando sonhos em realidade e fortalecendo valores que vão muito além do campo.
E, pelo jeito, ninguém aqui está disposto a perder um só segundo dessa aventura.
Por Xyko Ferreira
Publicado em 12 de janeiro de 2015
Diário do Calango





Comentários